Estágio Supervisionado de Observação e diagnóstico do contexto escolar

R$119,90

Descrição

2. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO
CONTEXTO ESCOLAR
No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo
estudante,conforme carga horária total do respectivo estágio especificado no quadro
da página 3.
Plano de
Trabalho
Estágio
100
h
*Atividade 1: Visita à escola com a carta de apresentação. 4h
Atividade 2: Leitura obrigatória e produção de síntese. 8h
*Atividade 3: Entrevista com um professor da escola e produção de
um relato.
6h
*Atividade 4: Observação do ambiente, contexto escolar e
produção de relato.
10h
*Atividade 5: Observação do contexto escolar em sala de aula e
produção de relato.
10h
*Atividade 6:. Observação de Atividades Extracurriculares. 10h
Atividade 7: Leitura das competências gerais da BNCC e
resolução de questões.
8h
*Atividade 8: Observação de como a BNCC é utilizada e aplicada
no contexto de planejamento das atividades didáticas do professor.
10h
Atividade 9: Diagnóstico do Contexto Escolar. 10h
Atividade 10: Elaboração de uma proposta de oficina para
estudantes sobre uma das dez competências gerais da BNCC. 10h
Atividade 11: Produção do Relatório de Estágio. 12h
Atividade 12: Validação do Relatório do Estágio. 2h
*Atividades que devem ser realizadas obrigatoriamente em campo.
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3. ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para o estágio de
Observação e Diagnóstico do Contexto Escolar, campo:
• EDUCAÇÃO INFANTIL
• ENSINO FUNDAMENTAL -ANOS INICIAIS
Confirme seu campo de estágio na páginas 3, de acordo com seu curso.
Atente-se à carga horária total do seu estágio, conforme Plano de Trabalho
apresentado na página 4, para identificar as atividades e sua respectiva carga horária.
Todas as atividades previstas no plano de estágio devem ser descritas na ficha de
acompanhamento, com a respectiva carga horária e o dia de realização.
Atenção: o estágio de observação, não requer ficha de avaliação.
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ATIVIDADE 1 – Visita à Escola com a Carta de Apresentação
MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO
[Inserir logo da IES]
CARTA DE APRESENTAÇÃO
/ / /
Nome da cidade dia mês ano
Sr(a). Diretor(a): [Inserir nome do Diretor]
Da Escola: [Inserir nome da escola]
Encaminhamos o pedido de autorização para que o(a) acadêmico(a) [Inserir
nome do Acadêmico], que está cursando o Curso de [Inserir nome do curso] da
modalidade a Distância da [Inserir nome da IES], possa realizar atividades de estágio
[Inserir nome do Estágio] na escola sob sua direção.
As atividades terão como objetivo coletar e analisar informações sobre a
organização da escola e do ensino, sendo necessário que o(a) acadêmico(a) tenha
acesso a alguns documentos pedagógicos e/ou às aulas.
As visitas à escola estão previstas para os meses de [Inserir mês de início] a
[Inserir mêsde término] do ano de [Inserir o ano], totalizando [Inserir a carga horária
total do Estágio] horas.
Por ser fundamental a realização dessas atividades à formação dos
acadêmicos, contamos com sua atenção no sentido de autorizar e propiciar os
encaminhamentos e as informações necessárias.
Sem mais no momento, antecipadamente
agradeço.Cordialmente,
Assinatura do Estudante
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ATIVIDADE 2 – Leitura obrigatória
ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE DE LEITURA
Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativoargumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias
apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual
você realiza o estágio.
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ATIVIDADE 3- Entrevista com um professor da escola
ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM PROFESSOR
A entrevista deverá contemplar as seguintes informações:
1. Nome completo do professor.
2. Ano em que concluiu a graduação.
3. Realizou curso de especialização? Área do curso de especialização.
4. Tempo de magistério e locais de atuação.
5. Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Citar
osúltimos cursos realizados.
6. Como você descreveria sua abordagem geral de ensino?
7. Quais são os principais objetivos que você pretende alcançar ao
ensinar sua disciplina?
8. Como você adapta sua metodologia de ensino para atender às
necessidades individuais dos alunos?
9. Que tipo de avaliações você utiliza para medir o progresso dos alunos
e por que escolheu essas formas de avaliação?
10. Como você promove a participação dos alunos e a colaboração entre
eles durante as aulas?
11. Como você lida com alunos com diferentes estilos de aprendizagem
em sua sala de aula?
12. Como você busca e utiliza feedback dos alunos para melhorar sua
prática de ensino?
13. Que desafios você enfrenta ao implementar sua metodologia de
ensino e como os supera?
A partir da entrevista realizada com o professor regente, baseada nas
perguntas, apresentadas anteriormente, você deverá elaborar um texto que sintetize
todas as informações.
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ATIVIDADE 4 – Observação do ambiente, contexto escolar e produção de relato
Nesta atividade o estagiário deverá observar o contexto e ambiente escolar a
partir dos seguintes aspectos:
1. Observação dos diferentes momentos da rotina da escola: entrada,
saída, refeições, parque, recreio, higiene, etc.;
2. Observação dos momentos de contação, leitura de histórias,
atividades na biblioteca, laboratório de informática, salas de recursos,
brinquedoteca, etc.
3. Observação das brincadeiras, vivências e interações nos momentos
extraclasses.
4. Instalações existentes (salas de aula, quadras, banheiros, cozinha,
dependências administrativas, número de funcionários, etc.) e
condições de manutenção. Adequação a pessoas com deficiência;
5. Modalidades de ensino, nº de alunos, faixa etária, turnos e nº de
turmas.
A partir das observações realizadas, o estudante deverá elaborar um texto
sintetizando todos os aspectos e informações levantadas.
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ATIVIDADE 5 – Observação do contexto escolar em sala de aula e produção de
relato
Para realização desta atividade, o estagiário deverá acompanhar um grupo de
estudantes no contexto de sala de aula. Neste caso, é importante levar em consideração
os seguintes aspectos para realizar a sua observação:
Sala de aula:
• Como é a organização da sala de aula?
• Qual é a rotina que o professor utiliza junto aos estudantes?
• Como é a disposição das carteiras?
• Como os alunos utilizam o ambiente da sala de aula?
Professor
• Como ocorre a interação do professor com os estudantes?
• Quais recursos são utilizados pelo educador durante as aulas?
• Como o professor faz a mediação entre os estudantes?
Estudantes
• Como ocorre a interação entre pares (conversas, atitudes, brincadeiras entre os
estudantes).
• Observar como os estudantes desenvolvem as atividades propostas pelo
professor (compreensão, interesse, tempo em que resolvem os trabalhos e
atividades avaliativas).
• Como os alunos organizam seus materiais e utilizam os recursos disponíveis na
sala de aula?
A partir das observações realizadas, o estudante deverá elaborar um texto
sintetizando todos os aspectos e informações levantadas.
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ATIVIDADE 6 – Observação de Atividades Extracurriculares
No campo de estágio, o estudante deverá observar se a escola desenvolve
atividades extracurriculares que contemplem outras habilidades e conteúdos além das
disciplinas obrigatórias do currículo.
Para essa observação o estudante deverá utilizar a seguinte quadro:
Atividades
Extracurriculares
Descrição
Contextualização
Descrever quais são as atividades extracurriculares que a escola
oferece, exemplo: dança, atividades culturais, esportes, clubes,
teatro, oficina, etc.
Funcionamento
Relate como ocorrem essas atividiades, a frequência das ações,
o período, pessoas envolvidas, metodologias usadas, presença
de metodologias ativas, tecnologias educacionais e envolvimento
da comunidade escolar.
Avaliação
Faça uma análise sobre a importância dessas ações, como os
alunos e professores se envolvem nessas atividades e as
contribuições que elas trazem para formação dos discentes.
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ATIVIDADE 7 – Leitura das competências gerais da BNCC e resolução de questões
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo
homologado em sua totalidade em dezembro de 2018, tem como objetivo principal
nortear as aprendizagens essenciais a serem contempladas nas escolas. Nesse
sentido, instituições de ensino de todo o país têm se debruçado sobre o documento.
Sua leitura e análise das competências gerais da BNCC, deverão contemplar
as seguintes informações:
✓ Primeiro acesse o site oficial do Ministério da educação (MEC) ou
do conselho nacional de educação onde você encontrará o
documento completo para download ou para leitura on-line. Link
de acesso: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
✓ Leia a introdução da BNCC para entender o seu propósito,
estrutura e contexto educacional para se familiarizar com o
documento;
✓ Na sua análise das 10 competências procure interrelacionar as
habilidades que ela propõe entre os segmentos da educação
básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio);
✓ Perceba as possibilidades de articulações entre os conhecimentos
indicados e as práticas percebidas no seu campo de estágio.
Após o levantamento das informações e leitura da BNCC, responda as seguintes
questões:
a. O que é a BNCC e qual é o seu objetivo?
b. Qual é a importância da BNCC no contexto educacional brasileiro? E
como ela modifica a construção dos currículos escolares?
c. Quais são as dez competências gerais indicadas pela BNCC? Como elas
devem ser trabalhadas?
d. Como a Base Nacional Comum Curricular afeta os professores, pais e as
famílias dos estudantes?
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ATIVIDADE 8 – Observação de como a BNCC é utilizada e aplicada no contexto de
planejamento das atividades didáticas do professor
Para realização desta atividade, o estudante deverá conversar com um
professor da escola, para observar como o mesmo utiliza e entende a BNCC. Para
auxiliar nessa conversa o estudante poderá utilizar o seguinte roteiro:
1. Formação do professor e tempo de experiência;
2. Você utiliza a BNCC para elaboração dos seus planos de aula? Se sim, como
você trabalha as competências e habilidades que ela apresenta?
3. Como foi seu contato com a BNCC? Teve alguma formação específica sobre o
tema?
4. Na sua percepção qual é a importância da BNCC para prática docente?
Após a coleta das informações o estudante deverá elaborar um texto de síntese
contemplando todas as informações indicadas no roteiro.
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ATIVIDADE 9 – Diagnóstico do Contexto Escolar
A partir das informações coletadas anteriormente (com a entrevista,
observações do contexto escolar, sala de aula e conversa com o professor), preencha
a ficha a seguir para relato do contexto escolar
Relato do Contexto Escolar
Organização e
estrutura da
escola
Descrever como a escola é organizada, quais são os
aspectos da estrutura, disposição das salas de aulas, se
existem laboratórios ou outros espaços, quais são os turnos
e quantidade de estudantes.
Relação
professor/aluno
Descrever como é a relação do professor com o estudante,
quais são as metodologias e recursos utilizados. Como é
feita a mediação no caso de estudantes com deficiência ou
que apresentam dificuldades de aprendizagem? Qual é a
concepção de avaliação e aprendizagem utilizada?
Cenários de
atenção
Descrever quais aspectos da escola precisam de atenção,
exemplo: a escola não apresenta uma infraestrutura
adequada, com falta de mobília ou áreas sem manutenção,
não contém recursos pedagógicos para ampliar as
atividades. Possui um número elevado de estudantes por
turma, falta de acessibilidade, etc.
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ATIVIDADE 10 – Elaboração de uma proposta de oficina

ORIENTAÇÕES PARA PROPOSTA DA OFICINA
Nesta atividade o estudante, desenvolverá uma proposta de oficina. Por se
tratar de uma proposta, não será necessária nenhuma aplicação em campo.
O tema a ser contemplado na oficina deverá corresponder a uma das dez
competências gerais da BNCC: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e
Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto
de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e
Cooperação ou Responsabilidade e Cidadania.
Os elementos que compõem o planejamento de uma oficina devem estar
articulados entre si e diretamente associados ao objetivo da oficina. Basicamente, o
planejamento passa por três etapas: organização, realização e avaliação. Nesse
sentido, os estudantes devem se fazer algumas perguntas essenciais na hora de
montar uma oficina:
Qual tema será trabalhado e por quê?
Qual objetivo que se pretende alcançar?
Quais as características do público-alvo?
Como alcançar os objetivos dentro do contexto em que se dará essa oficina?
Quanto tempo será necessário para desenvolver as atividades indicadas?
Após refletir sobre as perguntas acima, é importante que os estudantes
desenvolvam o planejamento da oficina (utilize o modelo a seguir):
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PROPOSTA DE OFICINA
Identificação Nome da
oficina:
Ministrante:
Cronograma Tempo e quantidade de encontros que serão
ministrados.Data de início e fim da oficina.
Público-Alvo Alunos
Objetivos Geral: (1 objetivo)
Específico: (até 3
objetivos)
Metodologia Descrever as ações metodológicas empregadas nos
encontros durante as oficinas. As ações podem ser
descritas conforme as atividades que serão
desenvolvidas.
Recursos Descreva os recursos utilizados. Por exemplo: livro,
projetos,links de sites, material impresso, metodologias
ativas, etc.
Tema Elencar os conteúdos a fim de atingir os objetivos
propostos.
Avaliação Descrever como os estudantes serão avaliados e
instrumentos avaliativos.
Bibliografia básica Elencar a bibliografia básica que se pretende utilizar
para preparação da oficina.
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ATIVIDADE 11 – Produção do Relatório do Estágio
Para a montagem final do relatório de estágio, você deverá fazer o download
do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das
diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho.
Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do
estágiocursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.
Elementos textuais
Inserção de elementos comprobatórios da execução do estágio, com
detalhamento das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho,
seguindo o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio
realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais
elaborados nas atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e
orientações descritas no Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do
estágio.
• Termo de validação do relatório: inserção do arquivo digitalizado.
Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório,
conformeModelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.
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ATIVIDADE 12 – Termo de validação do relatório
Para validação do relatório, você deverá obter a assinatura do supervisor de
campo,conforme modelo no quadro a seguir.
Após obter as respectivas assinaturas, você deverá digitalizar o termo e
inserir no relatório final.

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